sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROJETO ADOLESCER


PROJETO Adolescer

I - MISSÃO DO PROJETO

Contribuir para a formação educacional, assistencial e de saúde dos adolescentes de nossa ESCOLA, possibilitando aos mesmos uma revisão de conceitos gerais, além da oportunidade de participar de várias atividades pré-elaboradas, que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes, para seu crescimento cognitivo e emocional que com certeza serão úteis à sua vida adulta.

II- PÚBLICO ALVO

O projeto irá abranger crianças de 10 a 16 anos, que estejam dentro do processo da adolescência.

III - PLANO DE AÇÃO

- Inicio do projeto - palestra de integração sobre o projeto, programação e introdução ao assunto sexualidade.

- Criar o logotipo do projeto

- O Projeto Adolescer terá duração de 08 meses, de março a novembro, com atividades programadas para faixas etárias específicas – vide agenda.

- É responsabilidade dos organizadores do projeto manter todos os dados e registros dos adolescentes, para análise de evolução e quaisquer consultas futuras.

- Aulas em campo

- Ao final do projeto, os participantes receberão um certificado de participação personalizado.

Módulo Geral: Neste módulo reservamos palestras e atividades sobre variados temas, muito importantes para o crescimento, educação e desempenho dos participantes. São palestras de 01 hora ou mais, que abrangerão vários assuntos, como:

- Noções de Higiene Pessoal;

- Noções de sexualidade;

- Doenças Sexualmente Transmissíveis;

- Educação Sexual e Saúde;

- Noções de Cidadania e Civismo;

- Eleições e Política Geral;

- Valorização da Vida e Auto-Estima;

- Prevenção às Drogas e ao Álcool;

- A Família – A base para tudo;

- Motivação para a Vida e para o trabalho.

- A importância da Segurança em nossas vidas;

- Documentação individual

- A importância da solidariedade e do voluntário;

- Religião e Espiritualidade;

- Vocação profissional;

- outros assuntos relevantes afins.

VI. CONTEÚDOS

Transformações biológicas e psicológicas, influências do meio (cultura, classe social, meios de comunicação);

Desconstrução histórico/social do conceito de adolescência;

Sexualidade;

O adolescente em diferentes épocas e culturas;

O que é e como é ser adolescentes hoje? ( necessidades, interesses, valores, preconceitos, inseguranças, trabalho);

Partes do corpo, transformações na adolescência, sexualidade, saúde corporal, reprodução;

Mitos e lendas;


V - RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS

- Sala de aula com infra-estrutura básica - cadeiras, carteiras, quadro branco, DVD , data show


VI – PARCERIAS

É importante que façamos parcerias com órgãos, empresas e instituições do bairro, que além da colaboração na forma de apoio e ou patrocínio, estaremos divulgando nossa proposta pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário